Coordenador : Ana Claudia Carvalho Giordani
Ano: 2023
Edital: Edital PIBEX - Pré-Universitário Social 2023
Protocolo: 390145.2202.302210.24022023
Departamento/Setor: GGE
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Estudantes e trabalhadores e/ou com disponibilidade de frequentar aulas aos sábados num total de 100 (cem) estudantes divididos em duas turmas, com reserva de 30% (trinta) das vagas, para moradores da comunidade do Palácio e arredores como a Comunidade do 94.
Local de atuação: GGE - UFF
Objetivo
Este projeto visa à inclusão social de estudantes das camadas populares, preferencialmente moradores da comunidade do Palácio, nas universidades públicas, estaduais e federais do estado do Rio de Janeiro. O principal objetivo é aprofundar os conhecimentos dos estudantes participantes do projeto nas áreas de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias que inclui: Química, Física, Biologia, Energia e Preservação Ambiental; Ciências Humanas e suas Tecnologias que inclui: História, Sociologia, Geografia e Filosofia; Linguagens e Códigos que inclui: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física e Línguas (Inglês e Espanhol); Matemática, que inclui: comparações numéricas, sistemas de medidas, álgebra, interpretação de gráficos e tabelas, entre outros, a fim de deixá-los aptos a realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Ademais, por meio de aulas ministradas por profissionais e/ou estudantes das áreas a serem trabalhadas, realizando não somente aulas, mas também trabalhos de campo, tais como: seminários, palestras, simulados, entre outros instrumentos pedagógicos necessários a formação crítica dos estudantes, sempre em respeito aos direitos humanos. Logo, em conjunto as atividades pedagógicas, realiza-se a construção de um mapa socioeconômico dos participantes a partir de um acompanhamento social, realizado por profissionais na área ou estudantes em formação.
Resumo
A proposta do projeto de Extensão do Pré Vestibular Social Nise de Oliveira é a inclusão social através da educação. Promover direitos humanos e de cidadania dentro da universidade pública. Dar ao aluno participante do projeto a possibilidade de acessar este espaço e usufrui-lo para estudar para prova do Enem e vestibulares púbicos do Brasil, bem como participar de programas de inclusão no Ensino Superior (SISU, PROUNI e FIES). Aos alunos da UFF participantes e voluntários do projeto, que atuam como professores e monitores, permitir a experiência de troca social e educacional, permitir a realização de atividades extra curriculares e aprimorar experiência profissional. Como objetivos destaca-se: Aprofundar os conhecimentos dos estudantes participantes do projeto nas áreas de: Ciências da Natureza e suas Tecnologias que inclui: Química, Física, Biologia, Energia e Preservação Ambiental; Ciências Humanas e suas Tecnologias que inclui: História, Sociologia, Geografia e Filosofia; Linguagens e Códigos que inclui: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Educação Física e Línguas (Inglês e Espanhol); Matemática para a realização do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Realizar não somente aulas, mas também trabalhos de campo, tais como: seminários, palestras, simulados, entre outros potenciais pedagógicos necessários a formação crítica dos estudantes, sempre em respeito aos direitos humanos. Construir mapa socioeconômico dos participantes a partir de um acompanhamento social, realizado por profissionais na área ou estudantes em formação.